Advergame – Estratégia de Marketing Digital

Advergame (fusão das palavras inglesas Advertise = propaganda e game = jogo) é o nome dado a estratégia de comunicação mercadológica que usa jogos, em particular os eletrônicos, como ferramentas de marketing para divulgar e promover marcas, produtos, organizações e/ou pontos de vista.

O termo “advergames” foi inventado em Janeiro de 2000 por Anthony Giallourakis e posteriormente mencionado pela coluna “Jargon Watch” da revista Wired em 2001. Ele foi aplicado a vários jogos livres online encomendados por empresas maiores.

Podem ser considerados advergames desde jogos exclusivamente desenvolvidos com fins publicitários até jogos diversos que contenham mensagens publicitárias em sua interface, sem ter uma relação direta de sua estratégia de jogabilidade com seu conteúdo.

Os advergames teoricamente promovem tráfego repetido para websites e reforçam as marcas. Os usuários que optam por registrar-se para concorrerem a prêmios podem ajudar os vendedores a coletarem dados de clientes. Os jogadores também podem convidar seus amigos para participarem o que constitui uma promoção por buzz marketing ou marketing viral.

Uma nova estratégia de advergame é o BBB-18, para participar e poder votar através do app é necessário fazer um cadastro (quem já é cliente do Globo Play não precisa) que permitirá à empresa produtora o acesso a dados de potenciais novos clientes.

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